Comentários





"Recebi um presente, um rico brinquedo, um deleite que imprimiu suavidade a meus dias.
Que pausas tão deliciosas fiz qdo à cabeceira da cama me voltava para efetivamente ter imaginação, leveza, serenidade, beleza, encantamento extraídos de ‘Casa de consertos’. Tua protagonista ‘faladeira’, tua avó ‘superação das limitações’, os ‘desvairados clientes’ com falas inusitadas ao telefone cujo limiar realidade/fantasia se liquefaz. A literatura, o medo, a saudade, a aprendizagem em ritmo outro, as mazelas da escola, a lembrança, as limitações, a morte, sutis subjetividades colocadas, o intertexto. Enfim, pedaços e vida, tal qual os pedaços de brinquedos, refeitos em inteiridades. Obrigada, Eloí, amiga sazonal e quase virtual que sou, com alguns raros encontros presenciais contigo pela vida, sinto-me privilegiadamente contemplada.
Teu livro tem vieses , recortes que merecem retornos outros e muitos. E o trabalho do Walther ... é um espanto! É tão rico, diverso, vivo, em movimento; diria que algumas vezes me peguei testando as texturas das páginas para sabê-las de que eram feitas as imagens. Os elementos vão chegando e se apresentando a nós de forma cativante e surpreendente durante a leitura. Provocam idas e vindas na páginas, clamam por observação detalhada. Seduzem, alimentam curiosidade e reconhecimento estético. As linhas, os retrozes, os botões parecem efetivamente em ação, promovendo consertos de resultados visíveis.
O livro é mesmo uma proposta de conserto de tudo, inclusive do mundo......
Parabéns, Eloí, a vc e ao Walther. Obrigada pelo presente!! Deixo um grande abraço e apreço pelo teu trabalho".

Maria Salete Daros de Sousa  ( Professora da UNIFEBE)
Enviada por e-mail no dia 17/03/2013

"Casa de Consertos é uma delícia que sugere e descreve valores, emoções puras e mágicas. Valores e emoções que consertam a vida e o mundo, o sentimento de perda, de saudade, de auto reconhecimento da condição humana, e a recuperação do folclore nos movem para uma passagem sutil do real para o imaginário. A intertextualidade contida nas receitas literárias, nas histórias e poemas contados pela vó Sofia à menina Olímpia são verdadeiros convites para o mundo da leitura. Casa de Consertos consertou algo dentro de mim".
Rafael  Vasconcelos
Pilar/PB


Um dos livros mais sensíveis que já li, é tão humano.Olimpia deveria ser considerada patrimônio da Humanidade, lite...ralmente. Por certo, teríamos pessoas mais leves depois da escuta feita pela personagem. Em um mundo tão corrido, onde todos falam ao mesmo tempo, escutar e ser escutado é bem mais que um sonho de consumo. É um carinho na Alma".
                                                                                        
                                                                                        Vivian Zelda  - PE
 Mensagem postada no facebook em 12-01-2013

Agradecimentos

De:
vania 

    Querida Eloí,
    A cada livro novo seu que leio confirmo o seu talento e a sua sensibilidade, responsáveis pela dimensão poética da sua linguagem.
    A Olímpia é mais uma das suas doces criaturas. Ela é antenadíssima, uma danada, sua porta-voz, com certeza. Também a avó dela tem muita importância, estando em complementaridade com a criança, realizando um trabalho nobre e lindo, que puxa memórias e valores contrários ao império do descartável e do que não dura, que nos invade contemporaneamente.
    Você realmente é uma revelação entre os novos da literatura infantil e juvenil dos últimos tempos no Brasil.
    Muito obrigada pela sua atenção, com cumprimentos e o meu abraço com afeto.
    Vânia  
Professora Vânia Maria Resende
Uberaba/MG   

"Minha querida, não teve jeito, hoje tive de acabar de ler Casa de Consertos. Enrolei o quanto pude pra não acabar, mas acabei me distraindo e quando vi tinha chegado ao fim. É lindo, cheio de imagens belíssimas. Vou levá-lo para a oficina que vou dar sobre literariedade no nosso Encontro de literatura. É claro que vou mostrar a dedicatória, um orgulho. Junto com ele, levo Beatriz , que não se cansa de me acompanhar por aí.
Queria muiiiiiiiiiiiiiiiiiito que você viesse ao nosso Encontro de literatura.
Casa de Consertos me fez ficar com vontade de escrever sobre a oficina de brinquedos do meu pai".
Um beijo
Georgina Martins - UFRJ

"Esse livro é primoroso, Eloí. Estou apaixonada pela Olímpia. Ela é muito carismática. Fiquei até com vontade de conversar com ela(ops). Queria que mais pessoas enviassem brinquedos para a Dona Sofia consertar. Assim eu continuaria me deleitando com as respostas da pequena. Ela sempre tem uma palavra amiga e o coração aberto. Obrigada por dar vida a ela. Um grande abraço". 
  Heliete S. Millack      

 http://leituracatarinense.blogspot.com.br



  "Tudo na Casa de Consertos é fantástico: a história (teu texto), a vó Sofia (tua criação), a ilustração do querido Walther Moreira Santos então, é uma maravilha a iluminar a tua literatura. Parabéns, eu até acho que é uma Casa de ConCertos, tão sonora e linda é!
                                         Nóia Kern - RS
                            Comentário postado no facebook em 16 de dezembro de 2012



"Oi Eloí! Seus textos vislumbram o mundo com o olhar da fantasia, favorecem a criatividade e o  senso crítico, componentes necessários da prática da leitura reveladora. Reforça a importância da imaginação como nutriente básico para o desenvolvimento pleno do leitor. Parabéns e sucesso sempre. Com carinho"    

                                                                                     Rosemar Coenga ( UFMT)

Olá, Meu nome é Laura Cristina, tenho nove anos de idade. Eu li o seu livro: "Casa de consertos", e achei bem criativo. Sabe, quando crescer quero ser escritora e tenho certeza que vou me inspirar no seus livros, pois você é muito boa. Parabéns pela criatividade. Gostei muito do livro! Um beijo, Laura  ( São Caetano do Sul/SP)



                                                



2 comentários:

  1. OI Professora Eloi!
    Fui sua aluna em Herval dOeste.Hoje trabalho em uma escola e estamos com projetos de leitura.
    Quero seu contato eletrônico,telefônico,....
    Abraços Janice Aparecida Vacari Arioti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janice! Que alegria encontrá-la em meu blog. A Lia Colomé me passou seu e-mail. Em breve farei contato com você. Bjs

      Excluir